quarta-feira, 23 de março de 2011

INCLUSÃO DIGITAL

               A maioria das escolas públicas e outras que possuem EJA já tem laboratórios de informática e levar os alunos ao laboratório e iniciar uma aprendizagem nova para eles é uma potente ferramenta de alfabetização.
              A inclusão digital para alunos da EJA tem um significado maior do ponto de vista motivacional onde a aprendizagem é facilitada pelo uso do computador como ferramenta que coloca os alunos em nível de igualdade com os demais indivíduos.Para muitos é a concretização de um grande sonho aprender a utilizar o computador, pois se deparam com ele em diversas situações e, como na linguagem escrita, são os excluídos. Esta forma de inclusão eleva a auto estima pois  revela  novas possibilidades de aprendizagem e renova a  crença na sua capacidade de aprender e realizar.
            A alfabetização através do computador realiza um processo mais amplo pois a aprendizagem de informática, mesmo a mais elementar utiliza a alfabetização como exercício para a informática e vice-versa.
           Alfabetizar  com o auxílio do computador para o adulto o coloca em uma posição diferente e superior à da criança em fase de alfabetização, portanto é necessário a aplicação de um programa específico para  adultos com palavras, textos , frases e figuras que façam parte do universo adulto  pois os elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem precisam quebrar os paradigmas de exclusão e trocá-los pelos das possibilidades , desenvolvimento de habilidades e potencialidades,para que ocorram verdadeiras inclusões.
Maria da Glória Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário