terça-feira, 22 de março de 2011

NOVAS CONCEPÇÕES EM EJA

Se para a educação infantil e básica a pedagogia se apóia nos vastos estudos e teorias do desenvolvimento e contam com indivíduos em fase de aguçada curiosidade, com facilidade de assimilação e sem, ainda, muitos traumas emocionais os caminhos estão livres e a aprendizagem ocorre de forma quase sempre tranqüila, mas assim mesmo é um processo contínuo e de longos anos de escolarização, como então devemos trabalhar com o adulto onde todas as características são diferentes da criança? Podemos usar as mesmas metodologias? A “bagagem” que cada adulto traz, frente à sua história de fracassos, impossibilidades,privações e toda a sorte de infortúnios característicos da população menos privilegiada,ao contrário do que se tem proposto para a educação de jovens e adultos, invés de ajudar muito atrapalha pois é formada por crenças negativas e cristalizadas em paradigmas que permeiam toda a existência desses indivíduos.Portanto, o ponto de partida está em mudança de crenças,que envolve trabalho de elevar a auto-estima para que o indivíduo possa experimentar, experenciar e o sucesso nessas experiências pode mudar a crença de incapaz,quando a pessoa se acredita  capaz ela desenvolve  auto motivação que a estimula a ir em frente e começa a mudar paradigmas.Alfabetizar adultos, portanto exige como pré-requisito a “limpeza da área”para abrir novos caminhos.Esta etapa pode ser vencida e trabalhada concomitantemente a conteúdos ,o importante é a forma com que serão trabalhados,pois deve ser especialmente voltada para o interesse do adulto,material didático usado na alfabetização de crianças reforça suas crenças de incapacidade e inadequação.

As recentes descobertas neurocientíficas nos revelam novos caminhos para a compreensão do funcionamento do cérebro novas possibilidades de aprendizagem e formas eficazes de utilização das diferentes memórias, a química das emoções nos revela fontes para a utilização de uma neurodidática para a Educação de jovens e adultos.

 A ampliação dos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e novas capacidades aos alunos da EJA tem como principal objetivo a inclusão deste  na vida social como cidadão crítico, consciente de seus direitos e deveres como tal, com autonomia e independência no mundo letrado.

As novas abordagens metodológicas e didáticas pretendem agilizar o processo através da  relação : AÇÃO                REFLEXÃO                AÇÃO       

Maria da Glória Lopes

Um comentário:

  1. Anônimo14/4/11

    Muito bom seu artigo,a educaçao de jovens e adultos precisa mesmo de novas concepções e novos métodos.

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